Viagem

Um novato em navegação na hidrovia Trent-Severn: navegando no rio com Le Boat

Estávamos entrando em uma eclusa ao norte de Peterborough depois de alguns dias navegando pela hidrovia Trent-Severn no sul de Ontário. Tínhamos passado pela mesma eclusa talvez 72 horas antes em nosso caminho para o norte em nossa embarcação Le Boat de 42 pés, e um dos trabalhadores da eclusa do Parks Canada nos reconheceu em nossa viagem de volta.

“Oi, pessoal! São Jim e Barbara, certo? Como foi?”

Há muitas coisas que vou lembrar sobre nossa viagem de cinco dias e 20 eclusas no Trent-Severn: minha esposa admitindo que estava morrendo de medo da ideia de eu pilotar um barco enorme com quase nenhuma experiência de navegação; majestosas garças azuis deslizando sobre lagos calmos pela manhã; taças de vinho à noite e churrascos noturnos no convés superior ao ar livre. Mas foram as pessoas que conhecemos ao longo do caminho que se destacaram para mim.

Primeira vez

Primeira vez no Canal Trent Severn com Le BoatPrimeira vez no Canal Trent Severn com Le Boat

Eu estava muito ocupado navegando para manter anotações adequadas sobre nossa viagem, especialmente porque éramos apenas dois a bordo e eu fiz toda a “direção”. Mas uma jovem mulher na Eclusa 19/Scotts Mills, a primeira em que tive que manobrar nosso grande barco, me deu um sorriso largo e um polegar para cima enquanto eu deslizava o barco para dentro. Observadores alinhados nas eclusas para ver como as coisas funcionavam — e para observar os nervosos operadores de barco — ofereceram mais palavras de encorajamento.

Cheguei um pouco rápido demais na próxima eclusa.

“Um pouco quente, senhor. Afaste-se. É isso,” um dos trabalhadores gritou.

Em uma das eclusas, uma funcionária da Parks Canada explicou que havia uma estrada/ponte móvel à nossa frente que ela teria que abrir antes que pudéssemos seguir para o norte. A estrada estava a uma curta distância, então ela pulou na bicicleta e seguiu em frente, depois buzinou para nos avisar que poderíamos prosseguir. Encantador.

Navegando em Fechaduras

Navegando pelas eclusas do Canal Trent SevernNavegando pelas eclusas do Canal Trent Severn

Chegamos à Eclusa Elevatória de Peterborough, Eclusa 21 na Trent-Severn, cerca de cinco minutos antes do horário marcado para fechar à noite.

“Desculpe, estamos tão perto do prazo”, eu disse a Nick, um dos trabalhadores.

“Sem problemas”, ele respondeu. “Espere por mim lá em cima, e eu te ajudo a amarrar.”

Entrar na Eclusa 21 é praticamente o mesmo que as outras. Mas a Eclusa Elevatória de Peterborough, como também é conhecida, é a eclusa elevatória hidráulica mais alta do planeta (65 pés). Outras eclusas na rota geralmente levam de 15 a 20 minutos para passar, mas esta te levanta ou te abaixa em apenas 60 segundos.

O topo da eclusa parecia um quarto de milha acima de nossas cabeças, não 65 pés, mas nós praticamente corremos para o topo. Foi um momento de navegação incrível, se é que já tive um, e eu não conseguia parar de sorrir.

Depois que tivemos um native de atracação no topo, tirei fotos da eclusa ao anoitecer e conversei com um casal adorável de Ottawa que parou – um dos muitos admiradores que tivemos ao longo do caminho – para conferir nosso barco e ouvir nossa história. Havia apenas um outro barco atracado no topo da eclusa, que fica no alto de uma colina e oferece ótimas vistas do campo ao redor.

O que você faz no jantar?

Jantar no Trent com Le BoatJantar no Trent com Le Boat

Os aluguéis do Le Boat vêm equipados com uma churrasqueira a gás, então abrimos uma garrafa de vinho e grelhamos alguns deliciosos espetinhos de frango que o pessoal do Le Boat comprou para nós (junto com um monte de outras guloseimas locais, como queijos, pão fresco e chips de tortilha) e jantamos no convés superior.

Period uma noite perfeitamente tranquila e silenciosa no ultimate de maio, e não ouvimos nenhum som. Acordamos em uma manhã ensolarada com um caiaquista praticando na água, seu remo mergulhando ritmicamente na superfície brilhante enquanto os pássaros cantavam nas árvores próximas. As lojas e casas de Peterborough ficavam a apenas alguns quarteirões de distância, mas em nosso barco, parecia anos-luz.

Novato ao volante

Dirigindo um Le Boat no Canal Trent Dirigindo um Le Boat no Canal Trent

Não havia nenhuma outra embarcação nas primeiras eclusas em que atraquei enquanto navegávamos para o norte na hidrovia, e pensei que tinha pegado o jeito. Mas no segundo dia, acredito que na Eclusa 22 em Nassau Mills (novamente, com apenas minha esposa e eu a bordo, minhas anotações estavam além do terrível), já havia dois grandes barcos amarrados no lado direito quando atraquei. Juro que a abertura não period mais do que dois ou talvez três pés mais larga do que nosso barco. O funcionário da eclusa acenou para que eu entrasse, e de repente eu estava suando como um noivo nervoso.

O pessoal dos outros barcos obviamente queria evitar uma colisão, então eles ajudaram ansiosamente com alguns empurrões oportunos. Eu entrei na eclusa em um ritmo de caracol e usei os propulsores para empurrar nosso barco para o lado para que Barbara pudesse amarrar nossa linha de proa.

Meu coração estava batendo forte, mas recebi outro sinal positivo dos funcionários da eclusa.

“Primeira vez que tive que atracar com outros barcos”, eu disse. “Não foi muito divertido.”

“Bom trabalho para um novato”, disse o cara no barco chique ao lado do nosso.

Quando chegamos a Lakefield, eu estava me sentindo muito bem comigo mesmo novamente. Mas não por muito tempo.

A atracação pode ser um desafio

Atracação no Canal Trent em OntárioAtracação no Canal Trent em Ontário

Em vez de nos fazer atracar brand depois da Eclusa 26 em Lakefield, que é bem protegida, o pessoal do Le Boat nos preparou para passar pela eclusa e tentar a Marina de Lakefield para que pudéssemos dar uma olhada e ver como period a vida na marina, e também experimentar um restaurante native agradável chamado The Loon. Period um plano sólido, mas há uma corrente bem forte na Marina de Lakefield, e estava ventando naquele dia.

Não consegui chegar ao native que o funcionário da marina havia me chamado quando nos aproximamos. Nosso barco tinha 42 pés, e a abertura sugerida parecia ter 42 pés e seis polegadas para mim. Eu não tinha certeza do que fazer, mas um grupo de velejadores amigáveis ​​que se reuniram em uma das docas de Lakefield apontou para um native aberto atrás de um barco muito grande e de aparência muito cara. Eu me movi lentamente para frente e para trás e tentei avaliar a corrente, e usei os propulsores para mover o barco para mais perto do espaço aberto da doca. Finalmente, cheguei a alguns metros e Barb jogou uma corda para uma das pessoas na doca.

Acho que foram necessários quatro adultos e uma menina prestativa de cerca de oito anos para nos puxar para dentro, mas eles conseguiram. Um dos caras que fez muito do trabalho braçal e nos ajudou a entrar, Perry, me deu um tapinha nas costas, assim como uma extensão de cabo de energia para a noite para carregar nossas baterias.

“Não se sinta mal”, ele disse. “Quando a corrente está forte assim, pode ser muito difícil. Vê aquele deslizamento ali? Ninguém nunca tenta atracar lá. Ninguém.”

É tudo uma questão de confiança

Vivenciando o Canal de Trent com Le BoatVivenciando o Canal de Trent com Le Boat

Com uma cerveja native gelada na mão e o sol se pondo no horizonte, sentamos no deck superior e relaxamos. Foi mais ou menos então que Barbara confessou que estava “temendo” a viagem.

“Temendo?”, respondi. “Sei que você estava preocupado. Entendi. Mas 'temendo' é uma palavra bem forte.”

“Sinceramente, eu não tinha certeza se você conseguiria”, ela disse. “Mas eu estava errada. Você é muito bom nisso.”

Os próximos dois dias foram fantásticos. Passamos por Younger's Level, admirando uma pequena marina com um restaurante/pátio atraente. Nós vagamos (a velocidade máxima na embarcação Le Boat é de cerca de sete mph) ao longo do vasto Clear Lake, e então seguimos por passagens estreitas em Stoney Lake, que é pontilhada com pequenas e bonitas ilhas em tons de bege, rosa e laranja. Tiramos um minuto para apreciar uma linda igreja em uma das ilhas maiores chamada St. Peter's Church-on-the-Rock, que, estranhamente, fica a apenas uma curta distância de uma passagem estreita e bonita chamada Hells Gate. (Não é muito complicado, verdade seja dita, mas tem um bom nome.)

Moradores amigáveis

Le Boat Trent Canal LocaisLe Boat Trent Canal Locais

Tivemos um pouco de dificuldade para encontrar a eclusa em Burleigh Falls, mas um simpático morador native nos acompanhou por quase todo o caminho e nos disse onde encontrar a entrada.

“É um pouco escondido”, ele disse. “Mas é bem ali, perto daquela casa chique.”

Navegamos pela eclusa e entramos no Lago Lovesick, um corpo d'água atraente que aparentemente recebeu o nome de um colono de coração partido ou talvez de uma mulher indígena que não teve sorte nos assuntos do coração.

Com bastante tempo a nosso favor, voltamos para Younger's Level naquela noite e atracamos no outro lado da Eclusa 27, onde conversamos com moradores locais amigáveis ​​com suas varas e molinetes e novamente jantamos no convés superior.

No dia seguinte, paramos na Eclusa de Lakefield alguns minutos antes de abrir para o dia. Um casal que mora a uma hora ou mais de distância, Ken e Jo, estavam no barco deles e subiram a bordo para dar uma olhada enquanto conversávamos sobre a área e sobre nossa viagem.

Eles eram um casal encantador e, mais uma vez, minha esposa e eu nos vimos atraídos por pessoas que eram completamente estranhas um minuto antes. Mas nós compartilhamos um vínculo de barco e eu estava aprendendo rapidamente que esses são alguns dos mais profundos.

Voltamos para o Peterborough Carry Lock naquela noite. Period o aniversário de Barb, então fizemos um brinde especial em uma noite soberba, tranquila e de fim de primavera.

Sentindo-se como um profissional

Museu da Canoa CanadáMuseu da Canoa Canadá

No dia seguinte, seguimos por Peterborough. Uma fila de barcos vinha rio acima, e tivemos que empurrar nosso barco para a lateral do canal para deixá-los passar. Mas period um dia glorioso e ensolarado em um lindo barco, e eu não me importaria se eles tivessem levado uma hora.

Brand, passamos por Little Lake, lar do novo Museu Canadense de Canoagem. Depois de passar pela Eclusa 19, foi direto pelo Rio Otonabee até Del Mastro Horseshoe Bay Resort Marina, onde havíamos pegado o barco cinco dias antes. Com a correnteza nos empurrando, nossa parada ultimate apareceu cedo demais para o meu gosto.

Quarenta e cinco minutos depois, estávamos voltando para a cidade pela rodovia 401, com carros passando por mim e entrando e saindo do trânsito.

“Droga,” eu disse para Barb enquanto os carros se aglomeravam ao nosso redor. “Já sinto falta daquele barco.”

Apenas os fatos

Fatos sobre o Canal de Trent com Le BoatFatos sobre o Canal de Trent com Le Boat

Este é o primeiro ano em que a Le Boat tem navios para alugar na Trent-Severn Waterway. A empresa aluga barcos de férias desde 1969 e tem 18 destinos ao redor do mundo, incluindo o Canal du Midi e a região da Borgonha na França, Loch Ness e o Canal Caledonian na Escócia, norte da Itália, Holanda, Irlanda e muito mais. Eles operam no Canal Rideau em Ontário há vários anos.

Você não precisa de uma licença de navegação para alugar uma embarcação da Le Boat. Então essa é uma preocupação resolvida. Ajuda ter alguma experiência em navegação? Sem dúvida. Eu já dirigi o barco do meu amigo, talvez um de 20 pés, muitas vezes. Mas eu nunca tinha tentado atracá-lo.

Algumas semanas antes da nossa viagem, o pessoal da Le Boat nos enviou hyperlinks para vários vídeos que explicavam as regras de navegação em geral e seus barcos em specific. Eles também dão a você uma introdução de aproximadamente uma hora no barco antes do início do seu aluguel, revisando as regras das bóias, oferecendo dicas de navegação e explicando os sinos e apitos. Depois disso, eles levam você para um passeio com um velejador experiente para avaliar suas habilidades.

Alan, nosso professor de navegação, nos levou para o Rio Otonabee, ao sul de Peterborough, e me mostrou como virar e diminuir a velocidade (caso você seja um novato, não há freio em um barco, então você simplesmente o chuta para a ré, o que leva um tempo para um motorista de automóvel de 50 anos se acostumar). Ele virou o barco para mim para que pudesse ver como eu o manuseava e me pediu para dar algumas voltas.

“Indo bem”, ele disse. “Não acho que você terá problemas por aí.”

Só por precaução, tínhamos um número de emergência para o qual poderíamos ligar a qualquer momento. E tínhamos os fabulosos trabalhadores da eclusa e os colegas velejadores para nos dar uma mão.

O barco

Sobre Le BoatSobre Le Boat

Os barcos não andam rápido (a velocidade máxima é de 10 km/hora), e há para-choques aos montes. Eles também fornecem mapas detalhados para ajudar você a navegar pela hidrovia, bem como informações úteis para possíveis paradas ao longo do caminho.

Fomos no começo de junho, quando não estava tão cheio quanto seria no auge da temporada de verão. Se você for a primeira vez, ir no começo do ano, ou talvez em setembro, pode ser mais fácil para os nervos.

Uma das chaves para minha mente são os propulsores, que movem o barco de um lado para o outro com facilidade. Se você consegue dirigir lentamente em uma eclusa a uma milha ou mais por hora, e não é difícil, os propulsores devem ajudar você com o resto.

Se você ainda estiver desconfiado, a Le Boat está lançando um novo programa “Skipper for Rent” no Canal du Midi para o ano que vem. O programa terá um navegador experiente ajudando no navio no primeiro dia e, com o perdão do trocadilho, mostrando as cordas aos novatos. Se for bem-sucedido, o programa será expandido para outras rotas da Le Boat.

O pessoal do Le Boat tem uma variedade de barcos disponíveis. O nosso period um modelo Horizon 3 Plus de 3 quartos. A cama principal period espaçosa, com um pequeno banheiro privativo com vaso sanitário, pia e chuveiro. Os outros dois quartos eram bem pequenos, mas tinham duas camas, alguma área de armazenamento e também banheiros privativos com vaso sanitário, pia e chuveiro.

Custos

Custos do barco no canal de TrentCustos do barco no canal de Trent

Procurei por setembro e encontrei um aluguel de Le Boat por uma semana na Trent-Severn Waterway em meados de setembro para quatro pessoas por US$ 3.272. Isso é menos de US$ 500 por noite. Taxas de atracação geralmente se aplicam, e você é responsável por seu próprio combustível, qualquer eletricidade adicional que possa precisar, e água further, e por qualquer custo para bombear os banheiros do seu barco e água usada para lavar louça ou tomar banho.