Life Style

Cruzeiro pelo Canal du Midi Francês com a European Waterways

Navegando com Vias Navegáveis ​​Europeias oferece aos hóspedes sofisticados experiências privilegiadas. Luxo a bordo do navio de oito passageiros Encantado barcaça começa com um delicioso deck ao ar livre, sala de jantar elegante e cabines bem equipadas. Ela continua com uma atenção incrível aos detalhes por toda a tripulação e gastronomia de proporções épicas. É um cruzeiro cinco estrelas, do serviço ao jantar e bebidas, com o bônus de paisagens extraordinárias ao longo do Canal du Midi como pano de fundo para tudo isso.

Navegar pelo Canal du Midi sob o comando do piloto Elie Fisher é relaxante, mas emocionante, com vistas de tirar o fôlego de vilas fortalezas medievais e milhares de acres de vinhedos. Um cruzeiro de seis noites é o tempo certo para explorar o inside da França.

Interior da cabine dupla Encantado
Inside da cabine dupla Encantado

Embora o barco hospede famílias ou grupos de amigos na maioria das semanas, há algumas semanas de “resort” em que os indivíduos reservam camarotes individuais e adotam uma abordagem de “potluck” como qualquer hóspede de resort. Minha amiga Rachel e eu estávamos prontos para a semana do resort e ganhamos na loteria. Nós oito éramos amigáveis; as conversas fluíam sem esforço.

Alguns hóspedes voam para aeroportos próximos, e outros, como nós, pegam o trem de outras partes da França ou da Europa. Optamos por passar algumas noites antes do cruzeiro em Narbonne no moderno resort Mosaicoconvenientemente localizado a poucos quarteirões do Canal de la Robine e de excelentes lojas e cafés ao ar livre.

Pátio da Catedral de Narbonne

Itinerário personalizado

Primeiro dia: Salleles d'Aude a Le Somail

No dia do embarque, um micro-ônibus conduzido pela Capitã Beth Calvert levou o grupo de Narbonne até o luxuoso Enchanté. A Capitã Beth nos deu uma visão geral do itinerário enquanto tomávamos um drinque de boas-vindas com champanhe, seguido de uma apresentação à tripulação. Um curto cruzeiro seguiu pelo Canal de la Robine antes do jantar. No retorno, tivemos tempo suficiente para correr até a eclética livraria usada Le Trouve Tout du Livre, “Encontre tudo no livro”. Ostentando mais de 50.000 títulos em um celeiro histórico, não perca esta maravilha.

Segundo dia: Le Somail para Roubia

Nós fomos para Mas d’Antonin para caça de trufas e degustação de azeite de oliva. Apesar da chuva constante, nós gostamos de seguir nossa anfitriã, Clemence Anton, e seu jovem cão caçador de trufas, Soika, que demonstrou suas habilidades de busca de trufas. Após o almoço a bordo, nos aventuramos para o oeste ao longo do canal Grand Bief, cruzando o Aqueduto Répudre, o mais antigo do Canal du Midi ao longo do caminho. Roubia não é um destino turístico. Dizem que a população é de 500, mas suspeitamos que isso seja durante o pico da temporada de colheita de vinho. Nós vagamos pelas ruas quase vazias admirando as venezianas pintadas de azul francês e as varandas de ferro forjado.

Clemence e o filhote de cachorro caçador de trufas Soika

Dia Três: Roubia a Homps

Depois do petit-dejeuner, “café da manhã”, retornamos à capital mediterrânea romana de Narbonne para um tour gastronômico por Les Halles – o mercado de alimentos native com a Chef Hannah. Sessenta e seis fornecedores exibem seus produtos, onde tudo, desde ostras cultivadas na Normandia até comté envelhecido e arroz perfumado, pode ser encontrado diariamente. Visitamos o Palácio do Arcebispo e o Horreum Romano e tivemos algum tempo para fazer compras, embora, no nosso caso, a maioria das lojas estivesse fechada devido a um feriado bancário francês. À tarde, navegamos até Homps, onde atracamos em um pitoresco ancoradouro no coração de uma vila francesa.

Dia Quatro: De Homps a Puicheric

Depois de um café da manhã com croissants folhados, frutas frescas e ovos preparados na hora, fomos para a cidade murada de Minerve, uma cidade medieval imaculada e bem preservada do século XIII, empoleirada em um esporão rochoso com vista para as áreas de Cévennes e Noire Mountain. Passear pelas ruas estreitas exclusivas para pedestres foi mágico. Praticamente tínhamos a vila inteira só para nós no início de maio. Pode-se imaginar como seria nos meses de verão com multidões se aglomerando para visitar o que foi oficialmente nomeado uma das vilas mais bonitas da França.

A Chef Hanna Dunleavey na cozinha do Enchanté
A Chef Hanna Dunleavy na cozinha do Enchanté

Em seguida, a capitã Beth nos despachou para a propriedade acquainted do século XVII Castelo de Paraza para uma degustação de vinhos, seguida de um requintado almoço privado de quatro pratos no opulento salão do castelo. O fornecedor deste almoço é LOUCAuma cozinha nômade cujo chef, Jules, está comprometido em obter produtos localmente. Jantamos um filé de rodovalho com molho de manteiga e ensopado de fava, e a sobremesa foi uma criativa sopa gelada de morango derramada sobre suspiros de alecrim

Dia Cinco: Puicheric a Marseillette

Alguns hóspedes optaram por caminhar parte da rota de Puicheric a Marseillette. Em contraste, outros permaneceram a bordo para uma navegação tranquila, maravilhando-se com a forma como Pierre Paul Riquet, o homem responsável pela construção do Canal du Midi de 340 anos, uma hidrovia synthetic de quase 150 milhas de extensão que liga a costa sul da França a Toulouse, tornou sua visão realidade. É um dos feitos de engenharia mais notáveis ​​do século XVII.

Aldeia Minerva
Vila Minerva

Uma vez atracado, embarcamos na van para uma curta viagem até Lagrasse, uma comuna (município civil) na região de Occitanie, no sopé dos Pireneus. A charmosa vila de paralelepípedos faz parte do “Les Plus Beaux”, uma designação como uma das vilas mais bonitas da França. Os destaques de Lagrasse são as pontes medievais e a Abadia de Santa Maria de Lagrasse, uma abadia românica cujas origens remontam aos séculos VII e VIII.

Lagrasse é conhecida hoje por ser uma campeã dos artesãos locais. Os visitantes podem encontrar cerâmicas exclusivas, roupas de cama, artigos de couro, sabonetes, arte e vinhos da região de Minervois. As degustações estão disponíveis entre maio e setembro em vinicultores ou durante todo o ano na cidade em lojas de vinho. As uvas Syrah, Grenache, Carignan, Cinsault, Mourvèdre, Bourboulenc, Maccabeu e Marsanne se dão bem nos planaltos de calcário nas encostas que mergulham em direção ao Canal du Midi, resultando em tintos elegantes e brancos animados.

Cruzeiro pelo Canal du Midi Francês com a European Waterways

Degustação de vinagre em Cyril Codina foi uma experiência única. Das 42 variedades, um dos sabores mais exóticos é o Balsamique au grué (grão de cacau triturado e torrado) de cacao. É uma base balsâmica de sete anos com pedaços de cacau Valrhona e grué. O mais decadente é o balsâmico pure de 70 anos envelhecido em ânfora – um recipiente de cerâmica com um grande corpo oval, gargalo estreito para servir e alças que sobem até o nível da boca.

Sala de jantar Chateau de Paraza

Depois de nos refrescarmos, nos encontramos no convés para o que pensávamos que seria um coquetel common, mas a tripulação nos surpreendeu com canções em dueto. Dorine Portman e Eric Payan. O repertório deles period como uma playlist da melhor música de café francesa ao vivo. Eles aceitaram pedidos de músicas favoritas; a minha foi “C'est si bon”, que Dorine atendeu alegremente e cantou lindamente. Eric não só canta, mas também toca teclado com maestria. Eles são um dueto há 13 anos, mas Eric também foi músico com os Gypsy Kings de Diego Baliardo e Michèle Torr.

Sexto dia: Marselha a Trèbes

Passamos por vilarejos e vinhedos pitorescos até Trèbes e depois fizemos um curto passeio até a cidade fortificada medieval da period galo-romana encantada de Carcassonne. É uma fascinante estrutura murada intacta com 52 torres de vigia, grades e um número extraordinário de defesas de muralhas intactas que os exércitos usaram para impedir que a onda de inimigos invadisse este glorioso cenário de Camelot. Há uma infinidade de restaurantes e cafés ao ar livre, e lojas de artesanato são abundantes. Infelizmente, foi nossa última noite a bordo do excelente navio Enchanté, mas a dor de partir diminuiu com os tradicionais brindes de despedida e o jantar crescendo.

Dia Sete: 7 Triplos

O desembarque após um último café da manhã fantástico e a assinatura do livro de visitas são as únicas tarefas a serem concluídas antes da partida em traslado privativo para a estação ferroviária ou destino de escolha do passageiro.

Agathe fornecendo história do vinho
Agathe fornece história do vinho

Acomodações

A European Waterways tem várias barcaças que cruzam o canal; a nossa apropriadamente chamada de Enchanté “Prazer em conhecê-lo”. Ficamos felizes em conhecer este navio especialmente equipado. Quatro cabines são perfeitas para quatro casais, amigos ou famílias viajando juntos. Cada cabine tem uma decoração charmosa e espaço suficiente para desfazer as malas e se sentir bem instalado. Os banheiros são modernos e eficientes sem abrir mão do luxo. Cada camarote tem artigos de toalete de luxo, roupões de banho macios, chinelos, secadores de cabelo potentes e tomadas de cabeceira convenientes.

A roupa de cama period da mais alta qualidade, e as anfitriãs garantiram que toda a atenção aos detalhes fosse completa, incluindo serviço de arrumação de cama.

Se há uma desvantagem no barco, seria que o WiFi tem largura de banda inadequada para uso regular de navegação na net. A barcaça poderia usar um improve com Starlink. Mas foi bom desconectar durante a maior parte da viagem e focar em estar presente durante as passagens.

Sobremesa caseira de biscoitos amanteigados e morango

Delícias Culinárias

Cada refeição foi servida na sala de jantar iluminada e alegre ou no convés com o lindo cenário como pano de fundo. O coração do navio é a cozinha aberta, onde cooks particulares criam pratos mágicos harmonizados com vinhos locais excepcionais de Languedoc/Roussillon, junto com alguns de potências vinícolas nas regiões de Bordeaux e Borgonha.

O café da manhã incluía ovos fofos, folhados e amanteigados, iogurtes, cereais e frutas da estação do mercado de Narbonne. O almoço foi uma refeição casual de três pratos, levando em consideração as preferências individuais. A Chef Hannah Dunleavy fez um esforço especial para acomodar preferências peculiares, como nada de pepino para minha amiga Rachel, uma pescatariana a bordo, e minha intolerância ao trigo. A Chef Hannah não se incomodou com tudo isso e serviu opções alternativas tão saborosas quanto o resto dos pratos. Embora todas as sobremesas mereçam menção, minha favorita absoluta veio no último dia da viagem – Mille Feuille caseiro com morangos e creme Chantilly gentle.

O jantar noturno period uma experiência exagerada, digna de uma estrela Michelin. Começávamos com um aperitivo todas as noites, seguido por uma suntuosa extravagância de quatro pratos. Na primeira noite, ficamos impressionados com o aperitivo de aspargos brancos com pato defumado e trufas, seguido por Bouillabaisse, depois a tábua de queijos com um petit Camelot, o brilhante Savarin e o Forme d'Ambert. A sobremesa period um chocolate Delice. Todos nós comentamos que o nível estava alto, e a Chef Hannah, sem hesitar, disse: “Você ainda não viu nada”. Cada dia period um bloco de construção de um arranha-céu culinário monumental.

A peça de resistência é o nosso jantar remaining, começando com uma torta de cebola roxa e queijo de cabra, seguida por um filé de cordeiro com purê de cenoura, batatas fondant, aspargos brancos, cenouras child e mange tout. Em seguida, a anfitriã Léa Balet nos presenteou com informações pertinentes sobre o prato de queijos – experimentamos o cremoso Camembert e o chic Valancy Comté envelhecido por 36 meses, e o forte Roquefort levou a tábua de queijos a novos níveis. Chegamos ao topo de uma refeição com uma mousse de chocolate branco, biscoitos amanteigados caseiros (da receita da avó de Hannah) e sorvete de framboesa com frutas vermelhas frescas. A sensação que todos nós tivemos foi como estar no topo da Torre Eiffel em uma noite clara com vista para a cidade – mágico! A chef Hannah estava certa; cada refeição superou novas alturas à medida que o cruzeiro continuava. Para uma pessoa, comentamos que ela precisa fazer um programa de culinária, ou pelo menos, um livro de receitas, que todos nós compraremos imediatamente.

Vinho e coquetéis em abundância

Retornando ao Enchanté após as excursões, as saudações foram da adorável anfitriã Agathe Pressure, que tinha coquetéis especialmente preparados esperando. O barco ostenta um bar robusto com todas as bebidas imagináveis ​​disponíveis, e Agathe adicionou guarnições atraentes que complementaram os coquetéis muito bem. Sua “Pink Margarita” period tão saborosa quanto festiva; feita com tequila, cointreau, limão fresco e um xarope simples de hibisco, guarnecida com uma cereja e servida em um copo com borda de sal.

Agathe apresentou vinhos habilmente harmonizados para cada prato e forneceu informações sobre os vinhedos que produziam cada garrafa. Estávamos ansiosos para provar variedades de vinicultores sobre os quais pouco sabíamos e dos mais famosos que sabíamos que nos impressionariam. Claro, champanhe period uma escolha widespread para um passeio après ou para o almoço da tarde.

Da esquerda para a direita: Eric, convidados Ed e Marge, Dorine

Detalhes

Os preços para um cruzeiro de seis noites a bordo do Enchanté para 8 passageiros começam em US$ 7.550 por pessoa (com base em duas pessoas compartilhando uma cabine) e incluem todas as refeições gourmand, vinhos finos, um bar aberto durante o cruzeiro, excursões diárias acompanhadas, admissões e traslados privados em cada extremidade do cruzeiro. Fretamentos de barcaças completas também estão disponíveis para famílias e grupos. A European Waterways tem 18 embarcações que navegam em nove países diferentes pela Europa.